Quando iniciamos nossos estudos no teclado queremos a famosa “música fácil tocar teclado iniciante”, ou seja, tocar o mais rápido possível.

Procuramos desesperadamente que nem conseguimos falar certo o que queremos, de tanta ansiedade que temos em tocar.

Desta forma, por mais que tocar seja incrível, existe um tempo para aprender, treinar e então tocar a música e muitos confundem essas 3 etapas.

Então neste artigo, vou explicar porque é importante saber respeitar essas três etapas, como usar isso a seu favor para tocar o mais rápido possível.

Vamos começar com:

Música fácil tocar teclado iniciante: Aprender da forma correta

Música fácil tocar teclado iniciante, saiba porque é importante aprender da forma correta.

Nossa primeira etapa é aprender a música, e no teclado isso quer dizer aprender 5 coisas que são:

  • Melodia;
  • Letra;
  • Acordes;
  • Ritmo;
  • Arranjos.

Sim, parece trabalhoso, e realmente é, porém por incrível que pareça, ao fazer isso, vai te ajudar a prender bem mais rápido a música e também tocá-la.

Desta forma, o processo de aprendizado leva tempo, por isso, deve ser bem feito e com muita calma sem se apressar.

Entretanto, aprender não é tocar, por isso, se errar, está tudo bem, esse primeiro passo é para se familiarizar com a música, conhecer a letra, decorar os acordes e pensar em um arranjo.

Portanto, foque nisso até ter decidido e aprendido todas as partes, e mais uma vez, não é conseguir tocar de primeira e não errar, apenas aprender esses 5 pontos.

Música fácil tocar teclado iniciante: Treinar muitas vezes

E agora que você já conhece a música e as principais partes que a compõem, chegou o momento de treiná-la em seu teclado.

Por isso, nesta etapa, treine os arranjos, o ritmo, e se você for cantar, treine também a introdução e quais sons combinam mais com a sua voz.

Lembre-se, nesta etapa é muita repetição, você está treinando o que já aprendeu anteriormente, e aperfeiçoando a sua performance.

Então, minha dica é tocar cada música de seu repertório umas 12 vezes sem errar, desta forma, você se tornará um especialista em tocar seu repertório.

Música fácil tocar teclado iniciante: Tocar a música

E finalmente chegamos ao terceira etapa que é tocar a música ou as músicas que você aprendeu e treinou muito bem.

Neste ponto, uma coisa incrível acontece, tudo começa a se tornar fácil e você começa a ter novas ideias para colocar nela.

E acredite se quiser, você começa a fazer isso automaticamente e ao vivo, porque a música agora começa a fazer parte de você.

Por tanto, é neste ponto que seu foco passa a ser a interpretação da música e na mensagem que você quer passar com ela em suas apresentações.

Só uma dica, trabalhe uma música por vez, eu gosto de ter um repertório com 20 músicas bem tocadas e treinadas, ai só mudo esse repertório uma vez por ano.

E ai esta gostando do artigo? Espero que sim, quero convidá-lo para curtir minhas principais redes sociais, lá você encontrará muitas dicas para te ajudar a evoluir ainda mais nos seus estudos.

Bom, agora você já sabe as etapas para tocar muito bem suas primeiras músicas no teclado e piano, é claro que ter um método para seguir é essencial.

Desta forma, segue meu treinamento gratuito: 4 simples passos passos para tocat teclado e piano do ZERO.

Segue o link para você acessar AQUI.

Então com essa dica de hoje e treinamento, você tem todo material para começar muito bem seus estudos.

Agora vou te passar uma lista com algumas músicas fáceis para você começar a treinar no teclado e piano, mas antes quero destacar 3 erros que podem te atrapalhar na hora de tocar.

Achar que vai ser fácil

Musica fácil tocar teclado iniciante, os principais erros a se evitar ao tocar teclado e piano.

A expectativa, muitas vezes, usada de forma errada, pode te atrapalhar, por isso, entenda que para tocar bem precisará de tempo para aprender e treinar.

Porém, se você fizer com calma, e ir mais lentamente, você perceberá que será justamente o contrário, você aprenderá bem mais rápido.

Certamente, durante mais de 17 anos lecionando, foi isso que aconteceu comigo e com meus alunos , pois aqueles, que iam mais lentamente tocavam bem mais rápido do que os apressados.

Então, toda vez que eu enrosco em alguma música que estou aprendendo ou treinando, a primeira coisa que faço, é ir mais lentamente e com calma, isso me ajuda muito.

Ter certeza que já sabe

Esse era e é um dos meus principais erros, mesmo depois que eu aprendo e treino a música, as vezes, eu não a pratico novamente.

E isso, acaba me prejudicando muito na hora de eu tocá-la novamente, por isso ensaiar antes o repertório ajuda muito.

O ensaio passa a ser uma recordação e uma oportunidade de eu melhorar meu repertório, por isso, essa dica vale ouro.

Lembre-se que ensaiar não é aprender e nem treinar , é tocar o que já sabe e deixar suas mãos e mentes preparadas para tocar seu repertório muito bem.

Não pensar em você

Então isso parece óbvio, mas nem tanto, pois muitas vezes pensamos no teclado ou no piano e esquecemos da nossa energia.

Por isso, temos que pensar em nós, e cuidar da nossa saúde, principalmente fazendo três coisas muito básicas que são:

  • Dormir bem;
  • Se alimentar bem;
  • Fazer exercícios físicos.

Eu acrescento ainda meditação, pois me ajuda muito a relaxar a mente e me manter focado e isso quer dizer, menos erros na hora de tocar.

E agora, você tem o conhecimento que poucos músicos tem, que é saber como começar a tocar teclado e piano da forma certa exatamente como os profissionais fazem.

Então, segue as listas de algumas músicas que você pode adicionar em seu repertório e eu dividi em pastas, para ficar mais parecido com nossos ensaios:

Primeira pasta:

Musica fácil tocar teclado iniciante, sua pasta de música para formar um repertório completo.

Segunda pasta:

Terceira pasta:

E finalmente chegamos ao final deste artigo e espero que essas dicas sejam muito valiosas para você e te ajude a melhorar muito mais seu repertório.

E que você não precise mais procurar por  “música fácil tocar teclado iniciante”, pois se você aplicar o que aprendeu aqui, não será tão mais iniciante assim.

Um grande abraço e até o próximo artigo, 

Bene Leme


Deixe seu Comentário:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.