Muitos iniciantes que querem começar a fazer aula de teclado perdem muito tempo ou até mesmo acabam desistindo, pois não sabem o que fazer e como fazer da forma certa.

Isso é bem comum, e a solução é bem simples também, e é claro, não vou demorar muito par te passar, então ai vai: Siga um método!

Sim, isso mesmo, ao seguir um método, você poderá percorrer o caminho de quem já passou pelas dificuldades que você irá enfrentar e sabe o atalho para te ajudar.

E calma, neste artigo, tem muita mais coisa para te passar e ainda uma apostila completa para você começar seus estudos de forma correta, e é claro, ela é gratuita.

Se você está querendo ir direto para apostila, aqui está o link:

Baixar Aqui.

Bom, vamos continuar com mais dicas que eu considero essenciais para você que é iniciante ou até mesmo já toca mas quer aprender ainda mais.

Aula de teclado: Aprender sozinho

Tocar teclado e aprender sozinho pode ser um boa opção porém seguir um método comprovado vai te ajudar a ir bem mais rápido.

Bom, muita gente acha que aprende teclado apenas com o professor, não é mesmo, porém, na verdade você aprende a tocar teclado sozinho.

O professor pode te orientar e até mesmo passar um método para você seguir através de video aulas por exemplo.

Entretanto, você é que vai ter que aplicar o que aprendeu e ao fazer isso, você vai aprender, ou seja, com sua experiência.

Então aprender sozinho vai até um certo ponto, por isso, você aplicar e treinar muitas vezes vai te ajudar a ir bem mais rápido do que apenas fazer uma vez.

E claro, sempre mantenha sua curiosidade em pesquisar coisas novas na internet, porém tome cuidado para não se perder.

Na internet tem muitos professores e métodos muito bons, porém, se você começar a fazer todos ao mesmo tempo, no final nenhum vai servir.

E com isso, quando decidir fazer o certo, terá que começar tudo novamente e o tempo para tocar bem vai ser maior.

Então, minha dica é que você escolha um professor e método e siga até o final, isso fará com que você aprende 10 x mais rápido que a maioria dos alunos iniciantes.

Agora, se você tiver um amigo, ou uma turma que esteja aprendendo a tocar teclado ou até mesmo outro instrumento, troque ideias com eles.

Ter pessoas nos apoiando no início é muito importante, e ainda mais se estiver começando também.

Eu sei que as vezes, a gente quer esconder que está aprendendo , justamente porque tem medo de críticas.

Eu entendo, porém, na minha opinião, a vida é sua, e o que os outros acham dela não importa muito e sim, você tocar teclado muito bem.

Aula de teclado: Como tocar teclado com cifra

Tocar teclado usando cifras é uma ótima estratégia para acelerar seus arranjos no teclado.

A cifra é um sistema que representa os acorde no teclado, e você ao aprendê-lo, poderá usá-lo como guia para fazer seus arranjos.

Sim, é mais fácil, porém, você precisa estudar antes e treinar a técnica tanto na mão direita como na mão esquerda.

E ai, conhecer o ritmo, o estilo musical que vai tocar, tirar a música e então decorá-la.

Na minha apostila gratuita você já começa a fazer isso, e sim, vai te ajudar muito a tocar teclado e tirar suas músicas mais rapidamente.

Agora, sobre partitura, você pode usá-la como anotação, e sim, você vai ter muitas vantagens em aprendê-la.

Porém, não é o foco ficar preso a a elas, principalmente na hora de tocar, que é onde você deve focar na interpretação.

Em outro artigo, vou abordar os perigos e benefícios de se ler partitura e como não matar sua criatividade com isso.

Mas por enquanto, foque apenas em tocar de forma simples, usando cifras se você quiser, porém, não se preocupe tanto assim com a partitura.

E ai ta gostando do artigo?

Quero pedir que me siga nas redes sociais, lá eu sempre estou colocando dicas e tutoriais para te ajudar a aprender a tocar teclado e piano:

E vamos para o próximo tópico!

Apostila de teclado

Seguir uma apostila de teclado, vai te ajudar a treinar da forma correta e economizar muito tempo.

Na minha humilde opinião, é essencial você seguir uma apostila, justamente porque vai ser mais rápido para você tocar suas músicas prediletas.

Na minha apostila “Como tocar sua primeira música no teclado e piano” eu coloquei o passo a passo para você seguir e video aulas complementares.

Você baixa a apostila, clicar no ícone em PDF e em seguida será direcionado para as video-aulas, e aí, é só aprender e aplicar em seu teclado ou piano.

E ainda você pode imprimi-la e responder as perguntas de cada aula, desta forma, você fixa mais o conteúdo e acelera em muito seus resultados.

Antes de seguir, fiz um video explicando como funciona a apostila e como você pode estudá-la, confira abaixo:

Tocar teclado

Bom, agora que você já tem a apostila e o método para seguir, é só começar a tocar e a treinar suas músicas preferidas.

No início você precisará de disciplina, mas isso será por apenas algumas semanas, depois já se torna hábito e você nem mais perceberá o tempo passar.

Outro ponto importante é ter paciência para treinar e ver os resultados, e isso é normal, no início parece que vai demorar uma eternidade para aprender.

Porém, lembre-se, você não é um profissional que não pode errar, aceite o erro e aprenda com ele, isso é o que realmente faz toda diferença para tocar teclado muito bem.

Então veja a aula de teclado, responda as perguntas na apostila e aplique no teclado ou piano, treine umas 5 vezes antes de seguir para a próxima aula.

Uma dica muito importante é treinar de forma lenta, depois normal e então acelerar, isso vai te força a tentar a tocar de várias maneiras e com isso decorar mais rapidamente as lições.

Esse exercício ajuda muito, pois vai fazer você errar bastante, e com o erro é claro, virá o aprendizado.

Desta forma, entenda e aceite que o erro te fará um excelente tecladista, porém, você precisa continuar tocando, mesmo se tiver muitos erros.

Conclusão

Então chegamos no final deste artigo e quero agradecer por você passra esse tempo comigo.

Agora pegue a apostila, veja a aula de teclado, responda as perguntas e aplique o que aprendeu e se errar, repita a operação e tente novamente.

Lembre-se de ver uma video aula por vez, entender bem a lição, aplicar o que aprendeu e só então passar para a próxima.

Minha dica é fazer cada aula de 3 a 5 vezes, ir até o final e fazer novamente a apostila, isso vai fazer você se acostumar com as novas ideias.

Então chegamos ao final, compartilhe esse artigo, deixe um comentário abaixo e um grande abraço,

Bene Leme


Deixe seu Comentário:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.