Tocar Teclado é difícil?

Todos me perguntam se tocar teclado é difícil , e sempre  respondo que para qualquer coisa que você for fazer na vida, o primeiro passo é ver se  gosta, o segundo passo é buscar informação sobre como fazer  da melhor maneira e o  mais rápido possível e o mais importante, não perder tempo.

Muita gente confunde teclado com piano, e acha que é a mesma coisa para tocar e aprender, abaixo vou colocar as principais diferenças, confira:

Teclado:

  • Possui muito sons como piano, guitarra, sanfona, saxofone, clarinete, etc
  • Possui ritmo eletrônico que é o acompanhamento com som de bateria e instrumentos musicais;
  • Possui geralmente menos teclas;
  • Tem muitos recursos que dá para você gravar e compor sons, e alguns teclados você pode até criar novos sons;
  • Teclas leves na maioria dos modelos;
  • Possui bateria eletrônica;

Piano:

  • Se for eletrônico possui 10 ou mais sons de alta qualidade;
  • Piano normal só possui o som de piano;
  • Teclas pesadas;
  • Instrumento bem grande e precisa de local adequado para colocá-lo
  • Precisa de afinação a cada 6 meses dependendo do ambiente;

 

Então o teclado é bem diferente do piano, o aprendizado é quase o mesmo na questão da técnica e teoria musical em geral, mas como você pode usar cada um, é bem diferente.

O teclado geralmente é usado em bandas, apresentações em lugares mais pequenos e em Estúdio para gravação.

O piano já é usado em Lugares maiores, como teatros, palcos de Shows, também em estúdios de gravação, mas em menor número.

Então para você aprender a tocar teclado é a mesma coisa para o piano, ou seja, você tem que gostar, ter o melhor instrumento que você conseguir e um professor para te orientar, sem falar que você precisa pagar o preço que é treinar pelo menos de 15 a 30 minutos por dia no mínimo.

O tempo de aprendizado para você tocar as primeiras músicas são de 3 a 6 meses, sendo que o meu Curso de teclado presencial do básico ao avançado dura 3 anos em média, porque tem aluno que prefere aprender mais instrumento junto com o teclado e ai pode aumentar o tempo de aprendizado.

Quero lembrá-lo que quanto mais instrumento você aprende de uma vez, mais rápido fica a aprendizagem, isso acontece porque nosso cérebro aprende por comparações e associações, então quanto mais instrumentos melhor.

Outro fator importante é o valor do teclado, que na maioria das vezes é mais alto que um violão por exemplo, o que recomendo é comprar um teclado acima de $1500 a $2000 reais, porque se comprar um inferior o som será ruim e você vai desanimar e abandonar os estudos.

Agora se você resolver aprender a tocar Teclado, parabéns, porque é um instrumento muito bonito e  todo mundo gosta. Além disso é muito versátil e dá para usá-los tanto em casa, para tocar em bandas, em estúdios de gravações e por ai vai.

Quero agradecê-lo por ler o poust e espero que tenha lhe ajudado a saber mais sobre o teclado musical, deixe seu comentário abaixo para dúvidas ou elogios kkk.

Bons estudos e sucesso!

Benê Leme

Minicursos Gratuitos

Deixe seu e-mail para acessar os minicursos gratuitos de Teclado, Piano, Violão e Canto Popular:

privacy Nós também odiamos spam.

 

2 Comments

  • Deise

    Reply Reply 7 de março de 2017

    Gostei

Leave A Response

* Denotes Required Field