Cantar melhor

Porque o ritmo pode ajudar você a cantar melhor

Quando queremos cantar melhor, logo já pensamos, preciso melhorar a afinação e nos esquecemos que o ritmo é um fator essencial para melhora nosso canto.

Para aprendermos a cantar no ritmo, temos duas opções, uma seria entender a parte teórica e depois praticar até melhorar, a segunda opção seria desenvolver a percepção rítmica com exercícios, mesmo não entendendo a teoria.

Então, para facilitar para você iniciante vou fazer um resumo dos dois, passando só o essencial para você já poder melhorar sua apresentação e com isso cantar melhor.

O que você precisa entender, é que quando cantamos, a música tem a acentuação do tempo, e isso é marcado pela fórmula de compasso.

Temos várias formas de compasso, e hoje vamos conhecer as principais e mais comuns, que são o 2\4 , 3\4 e 4\4, as mais usadas na música popular brasileira.

O compasso 2 por 4: Binário

Esse compasso possui 2 tempos, onde o primeiro tempo é mais forte e o segundo mais fraco. Um exemplo desse compasso seria a marcha, veja o vídeo abaixo como exemplo:

Como treinar para cantar melhor:

Para treinar,você vai usar os dedos para contar os tempo, acompanhando a música acima, veja o vídeo abaixo com a explicação:

Compasso 3 por 4: Ternário

Esse compasso possui 3 tempos, onde o primeiro tempo é forte, o segundo e terceiros tempos são fracos, veja no vídeo abaixo o exemplo de uma música em 3\4:

Como treinar para cantar melhor:

Para treinar você vai fazer como no 2\4, usando o dedo para acompanhar a música, vejo o vídeo aula abaixo:

Compasso 4 por 4: Quaternário

Esse compasso possui 4 tempos, sendo que o primeiro tempo é forte, o segundo tempo é fraco, o terceiro tempo é meio forte e o quarto tempo é fraco, veja o exemplo abaixo:

Como treinar para cantar melhor:

Como no compasso 2 por 4 e 3 por 4, use os dedos para acompanhar a música, veja a vídeo aula abaixo:

Ta gostando do artigo, então me siga nas redes sociais, é rápido e fácil:

 

Quero que você saiba que para cantar bem além de treinar a afinação com exercícios, é também essencial treinar o ritmo como nas lições anteriores.

Com o domínio dos compassos 2 por 4, 3 por 4 e 4 por 4, você já está pronto para cantar mais de 80% das músicas tocadas aqui no Brasil, por isso é essencial que pratique bem cada exercício.

Agora que você aplicou e treinou esses exemplos acima, vou colocar mais exemplos para você treinar com link´s para o youtube:

 

Exemplos de Compasso 2 por 4: Binário

Cantar melhor

Exemplos de Compasso 3 por 4: Ternário

Cantar melhor

Exemplos de Compasso 4 por 4: Quaternário

Cantar melhor

Então é isso pessoal, com esses exercícios e exemplos, você já tem muito material  para cantar melhor e no ritmo e lembre-se quanto mais música você ouvir melhor você fica, tanto para cantar melhor como também tocar melhor seu instrumento.

Se gostou do artigo deixe seu comentário abaixo ou se inscreva em nossa lista para receber mais dicas e tutoriais sobre canto e instrumentos musicais.

 

Bons estudos, Benê Leme

 

Aula Gratuita!

Aprenda nessa aula gratuita como melhorar sua afinação e com isso cantar melhor suas canções.

privacy Nós também odiamos spam.

 

Deixe seu Comentário:

Leave A Response

* Denotes Required Field