Quando queremos cantar melhor, logo já pensamos, preciso melhorar a afinação e nos esquecemos que o ritmo é um fator essencial para melhora nosso canto.
Para aprendermos a cantar no ritmo, temos duas opções, uma seria entender a parte teórica e depois praticar até melhorar, a segunda opção seria desenvolver a percepção rítmica com exercícios, mesmo não entendendo a teoria.
Então, para facilitar para você iniciante vou fazer um resumo dos dois, passando só o essencial para você já poder melhorar sua apresentação e com isso cantar melhor.
O que você precisa entender, é que quando cantamos, a música tem a acentuação do tempo, e isso é marcado pela fórmula de compasso.
Temos várias formas de compasso, e hoje vamos conhecer as principais e mais comuns, que são o 2\4 , 3\4 e 4\4, as mais usadas na música popular brasileira.
O compasso 2 por 4: Binário
Esse compasso possui 2 tempos, onde o primeiro tempo é mais forte e o segundo mais fraco. Um exemplo desse compasso seria a marcha, veja o vídeo abaixo como exemplo:
Como treinar para cantar melhor:
Para treinar,você vai usar os dedos para contar os tempo, acompanhando a música acima, veja o vídeo abaixo com a explicação:
Compasso 3 por 4: Ternário
Esse compasso possui 3 tempos, onde o primeiro tempo é forte, o segundo e terceiros tempos são fracos, veja no vídeo abaixo o exemplo de uma música em 3\4:
Como treinar para cantar melhor:
Para treinar você vai fazer como no 2\4, usando o dedo para acompanhar a música, vejo o vídeo aula abaixo:
Compasso 4 por 4: Quaternário
Esse compasso possui 4 tempos, sendo que o primeiro tempo é forte, o segundo tempo é fraco, o terceiro tempo é meio forte e o quarto tempo é fraco, veja o exemplo abaixo:
Como treinar para cantar melhor:
Como no compasso 2 por 4 e 3 por 4, use os dedos para acompanhar a música, veja a vídeo aula abaixo:
Ta gostando do artigo, então me siga nas redes sociais, é rápido e fácil:
Quero que você saiba que para cantar bem além de treinar a afinação com exercícios, é também essencial treinar o ritmo como nas lições anteriores.
Com o domínio dos compassos 2 por 4, 3 por 4 e 4 por 4, você já está pronto para cantar mais de 80% das músicas tocadas aqui no Brasil, por isso é essencial que pratique bem cada exercício.
Agora que você aplicou e treinou esses exemplos acima, vou colocar mais exemplos para você treinar com link´s para o youtube:
Exemplos de Compasso 2 por 4: Binário
- Hino Nacional Brasileiro
- Hino do São Paulo
- Hino do Corinthians
- Hino do Palmeiras
- Hino do Santos
- Garota de Ipanema
- Trem das onze
Exemplos de Compasso 3 por 4: Ternário
- Pela luz dos olhos Teus
- Danúbio Azul
- Parabéns pra Você
- Fascinação
- A valsa do Imperador
- Oh, Minas Gerais
- Luzes da Ribalta
Exemplos de Compasso 4 por 4: Quaternário
Então é isso pessoal, com esses exercícios e exemplos, você já tem muito material para cantar melhor e no ritmo e lembre-se quanto mais música você ouvir melhor você fica, tanto para cantar melhor como também tocar melhor seu instrumento.
Se gostou do artigo deixe seu comentário abaixo ou se inscreva em nossa lista para receber mais dicas e tutoriais sobre canto e instrumentos musicais.
Bons estudos, Benê Leme
1 Response to "Porque o ritmo pode ajudar você a cantar melhor"
[…] Porque o ritmo pode ajudar você a cantar melhor: Nesse artigo eu destaco a importância de conhecer e perceber o ritmo e com isso cantar melhor. Além disso dou exemplos e fiz 3 vídeo aulas para você começar aqui mesmo seus estudos no canto iniciante. […]