Direcionamento para tocar violão

Como aprender a tocar violão

Para você aprender a tocar violão eu separei 6 passos para facilitar seu direcionamento no estudo. Se não conseguir fazer alguns deles no início, tudo bem, o importante é começar.

O primeiro passo é ” Amar tocar violão e ouvir muita música”

Amar tocar violão

A maioria das pessoas tem interesse em tocar violão porque gosta de uma banda, ou porque gosta de ficar com os amigos ou quer agradar a família e por ai vai.

Tudo bem que esses motivos são legais e realmente pode ser o ponta pé inicial, porém com o passar do tempo , no momento que o aluno tem que sentar e estudar, praticar , ele acaba desistindo e achando muito difícil.

Isso acontece porque a maioria dos alunos realmente não amam tocar violão, e o que não gostamos , paramos de fazer.

Outro fator importante é ouvir muita música e ver muitos músicos tocarem, isso ajuda muito na percepção na hora de tocar o instrumento.

Eu sempre digo que não é o quanto você estuda, mais o que consegue perceber do tempo que estudou, ou seja , se um aluno estuda 5 horas e não consegue aprender e perceber como está tocando e outro estuda 1 hora e já percebe, então treinar mais que 1 hora não é necessário.

O segundo passo para tocar violão é ” Ter um instrumento apropriado”

Tocar violão

Isso quer dizer para ter o melhor violão que você puder, ou seja, os violões mais caros , com melhor madeira e acabamento, é o que vai te ajudar a aprender mais rápido e com eficácia.

Muitos alunos tem o hábito de comprar um instrumento barato para começar a tocar violão, isso é um erro mortal, é justamente no início dos estudos que o aluno tem mais dificuldade.

É nesse momento  precisa do melhor instrumento para ajudá-lo a ter menos desafios e aprender mais rápido.

Outro fator importante é escolher o violão pelo estilo musical , por exemplo, se você gosta de Samba, Bossa Nova, MPB, o violão indicado é de corda de Nylon.

Se você gosta de Rock e Country , vai precisar de um violão com cordas de aço, porque cada estilo musical tem suas características e sonoridades apropriadas.

O terceiro passo é ” Ter um método para Seguir”

Método para tocar violão

No início de seus estudos você vai sentir muitas dificuldades, e também perdido por não saber se está fazendo certo ou se está perdendo tempo.

Por isso seguir um método vai lhe ajudar muito, quando comecei só tinha a opção presencial, hoje em dia já tem os dois, eu mesmo dou aulas presenciais  e também tenho os Clubes Musicais que ajudam muitos alunos a aprenderem.

Quarto passo é ” Ser disciplinado

Disciplina e tocar violão

Isso mesmo, para tocar violão muito bem você precisa ser disciplinado, porque nós seres humanos somos seres de hábitos, por isso é importante durante os primeiros 21 dias manter seu cronograma de estudo.

Depois desse tempo, seu corpo e mente já se acostumam e cria um novo hábito.

Quinto passo é ” Ter paciência”

Paciência e tocar violão

Realmente isso é essencial, você precisa dar tempo para sua mente e corpo se acostumarem com o aprendizado, muitos desistem por não dar esse tempo.

Por exemplo, geralmente, leva de 2 a 3 meses para melhorar seu som no violão, isso acontece porque no início seus dedos e coordenação não estão treinados e desenvolvidos.

Sexto passo é ” Ser determinado”

Determinação e tocar violão

 

A determinação é que vai fazer você alcançar patamares mais altos em seus estudos.

A sua vida inteira você só ouviu e ouve os melhores músicos do mundo, isso quer dizer que seu ouvido e cérebro estão acostumado com o melhor.

Até ai tudo bem, o problema é que no início você não vai conseguir tocar como um profissional, então vai ficar desanimado justamente por isso, seus ouvidos vão querer que  toque igual a seu ídolo, e se a sua determinação for fraca, vai acabar abandonando o instrumento como muitos os fazem.

Abaixo vou colocar um video do meu canal do youtube para ajudar quem é iniciante a tocar violão, confira:

 

 

Minicursos Gratuitos

Deixe seu nome e e-mail e comece agora mesmo a aprender violão gratuitamente nos minicursos gratuitos.

privacy Nós também odiamos spam.

É isso ai , espero sinceramente que com essas dicas você possa tocar violão com mais facilidade, bons estudos e até o próximo artigo.

Benê Leme

Leave A Response

* Denotes Required Field