aprender piano

Aprender piano: Ser compositor ou interprete?

Muitas pessoas que sonham em aprender piano acham que é muito difícil ou que tem que ser criança para aprender, então nesse artigo vou tirar esse mito e mostrar para você que todos podem aprender.

Você pode aprender piano de duas maneiras, como músico ou interprete, vamos saber a diferença entre os dois:

Sendo interprete:

aprender piano

Quando você vai tocar Mozart, Beethoven, ou música clássica,  o que está aprendendo mesmo é o estilo musical e isso leva tempo.

Para estudar e tocar no piano um estilo musical, você precisa aprender a história, ler partitura, interpretar os principais temas e treinar a técnica.

Isso é necessário porque as músicas que você vai tocar e interpretar não são suas, por isso dá trabalho, vai ter que fazer igual ou chegar perto do compositor.

Então, se você entrar em um conservatório musical, é isso que vão te ensinar, além da história e tradição do mesmo.

Sendo músico:

Aprender piano

Como músico, você vai aprender a compor suas próprias canções e desenvolver sua própria técnica, ou seja, vai diminuir bastante o tempo para tocar o piano.

Se você como músico quiser interpretar a música de alguém que não seja sua, é só treinar a técnica necessária e temática da música e pronto, bem mais rápido.

Então qual dos dois é certo?

No meu modo de ver os dois são, eu apenas aconselho você ser músico primeiro (Compositor) para depois aprender as músicas de terceiros, porém se você quer tocar repertório clássico vai precisar se dedicar e estudar as músicas em seu instrumento.

Eu vou ainda além, quero que você aprenda vários instrumentos musicais, e para isso , precisa ser músico e saber fazer música.

O piano é um instrumento completo, isso quer dizer que precisa de muita técnica para tocá-lo?

Não, você precisa apenas de 20% de técnica para tocar as músicas, porém se você começa a desenvolver vários repertório durante anos, sua técnica vai aumentar com o tempo.

Porem  se você tocar só um estilo musical,  fica mais fácil, só desenvolver a técnica necessária e mandar ver nas apresentações.

Procure ouvir e ver muitos pianistas tocarem de vários estilos musicais, isso ajuda muito quem está tentando aprender piano.

Para você que está começando , se quiser ver uma video aula para saber localizar as notas pode conferir no video abaixo:

Em resumo, para aprender piano você precisa ser músico primeiro e interprete depois, e  treinar somente a técnica necessária para tocar seu repertório, só isso.

Fiz um minicurso para aprender piano, se você ta iniciando vai te ajudar muito, se inscreva abaixo:

Minicursos Gratuitos

Deixe seu nome e e-mail e comece agora mesmo a aprender piano gratuitamente nos minicursos gratuitos.

privacy Nós também odiamos spam.

É isso ai , muito obrigado por ler o artigo e ótimos estudos!

Benê Leme

 

 

Leave A Response

* Denotes Required Field